Bem Casados e Cia. Como a Advogada Larissa descobriu novos públicos, ampliou seu negócio e mudou o rumo da sua vida e carreira com a parceria da Solutudo

2018-12-05T10:21:10+00:00dezembro 3rd, 2018|Solutudo|

A Bem Casados e Cia é uma empresa criada por Larissa Amaral, que há mais de 10 anos produz doces finos para festas em Botucatu e região. Empreendedora de mão cheia, Larissa começou sua jornada com a Bem Casados e Cia, como ela mesma diz: “sem querer, querendo”. Foi a paixão pela culinária e a vontade de ajudar uma amiga, que levaram a advogada Larissa a dar início a um negócio que mudaria sua vida.

 

Quando cheguei para a entrevista, Larissa estava atendendo um cliente por telefone. Ao longe eu ouvia “então, mas esse sabor vai bem com nozes…”.

Com o pouco que pude ouvir, reconheci: mais que uma venda, era quase uma consultoria; um sinal claro de quem quer a melhor experiência para o seu cliente. Coisa de empreendedor nato! Logo vi o livro “Chocolates Gourmet, Arte e Técnica para profissionais” sobre a mesa e percebi que ali morava alguém realmente apaixonado pelo que faz, o que só se confirmou quando iniciamos a entrevista.

O início inesperado

Tudo começou com o casamento de uma amiga que estava com problemas para encontrar os doces perfeitos para o seu dia especial.

eu estava fazendo cursinho pra prestar concurso público, mas eu sempre fui apaixonada por culinária, gostava muito de cozinha, aí uma amiga minha ia casar e queria fazer uns docinhos mais finos” conta Larissa.

 “Em Botucatu, na época, só tinham duas pessoas especialistas, não tinha muita gente que fazia doce pra casamento… ela não conseguiu com elas duas e ia ter que pegar de fora. Ia sair mais caro e ela estava quase desistindo.”

Foi nesse momento que a garra empreendedora se revelou “aí eu disse: ‘Não, deixa que eu faço!’“ e a Larissa abraçou a vontade de transformar o sonho da amiga em realidade.

Deu certo! Larissa fez testes, aprovou, criou e montou os doces e o grande dia foi um sucesso. Desde então, não parou mais! O primeiro casamento levou a outras festas e o que era apenas uma ajuda pontual se transformou numa nova carreira! “A partir daí muita gente começou a procurar, porque gostaram dos doces. E casamento é muito boca a boca, é indicação.”

Paixão e Dedicação

O sucesso de um empreendedor depende de muitos fatores e a paixão pelo seu negócio é fundamental, mas, é claro, não é suficiente. Com o tempo, os desafios de gestão também chegaram: Larissa sabia que precisava se preparar.

“Eu não sabia nem colocar preço no começo… aí eu fiz cursos! Fiz vários cursos no Sebrae, fiz alguns cursos de culinária em Bauru, aqui em Botucatu… alguns cursos curtos, outros mais longos, de doces finou e de confeitaria em geral. Daí eu comecei a trabalhar com isso, sem querer querendo”, explica Larissa.

Com o aumento das indicações, o trabalho da Bem Casados e Cia foi se expandindo e a necessidade de investir na profissionalização do negócio apareceu. Larissa se formalizou, providenciou seu CNPJ e, logo no início, abriu sua inscrição como Micro Empreendedor Individual – MEI.

Mesmo ainda sem ter certeza se seguiria com a carreira na confeitaria, Larissa percebeu que o caminho seria desafiador.

“É dificil, é muito difícil… tem final de semana que eu faço muitos doces… então eu preciso de ajuda” conta a empreendedora. “E é difícil encontrar profissionais qualificados pra te ajudar… gerenciar isso é difícil, gerenciar a questão financeira é difícil, de quanto você vai cobrar, compra de material… um micro empreendedor, que é o meu caso, faz tudo. É muito pesado!”

Mas, com todas as dificuldades, um empreendedor que tem paixão pelo que faz, se prepara e ganha forças para seguir. Larissa notou logo que encontraria apoio em muitas frentes: “Eu estou há 10 anos trabalhando com isso porque eu tenho apoio! Apoio da Solutudo, apoio da família e o apoio dos clientes… estar fazendo isso até hoje é por causa dessa paixão pela culinária, paixão pelo que eu faço e esse apoio todo…” E reforça a necessidade de buscar conhecimento “ninguém faz nada sozinho”.

 

A personalização no relacionamento com os clientes também é um ponto chave no negócio da Bem Casados e Cia. Como já vimos aqui no blog, uma das grandes vantagens de se ter um pequeno negócio, é o relacionamento humano que surge entre o empreendedor e seus clientes.

No caso da Larissa não é diferente: “quando você trabalha com doces, a pessoa procura você, ela não procura uma empresa. Ela procura os doces que você faz. Então é uma coisa muito pessoal, muito personalizada!”.  A proximidade é tão grande que a relação passa por diversas fases da vida do cliente, conta: “porque eu não faço só casamentos; eu faço casamentos, bodas, batizado do primeiro filho, eu faço nascimento, faço tudo… você acaba fazendo parte da família da pessoa”.

A Solutudo na história da Bem Casados e Cia

Logo no início dessa história toda, a Larissa já percebeu que poderia ir além das indicações e investir na divulgação do seu negócio. Começou investindo em revistas especializadas para casamento da sua região, mas ainda não sentia resultados.

No começo eu ainda publicava em outras revistas especializadas, nunca igual à Solutudo, sempre revista especializada em casamento, mas não via muito resultado”.

E foi então que a Solutudo surgiu na história da Bem Casados e Cia: “eu comecei a anunciar quando começou a Solutudo, nem tinha escritório ainda…” .

Com o investimento, a Larissa notou uma diferença significativa não somente na quantidade de clientes, mas na diversidade de públicos que o negócio dela atende. De modo geral, foi uma forma de entender que a abrangência do negócio era maior do que ela havia imaginado no princípio.

 “Grande parte dos meus clientes que vem pela Solutudo vem de fora – principalmente de eventos que não são casamento necessariamente: aniversário, batizado, bodas…”, relata.

Com o tempo, Larissa notou que um público inesperado também fazia parte dos seus clientes: universitários que adotaram a cidade para firmar-se e constituir família: “pessoas que vão casar em Botucatu, mas são de São Paulo, Campinas, de Bauru… normalmente pessoal da Unesp usa muito a Solutudo… pra mim, muita gente que fala que viu na Solutudo é da Agronomia, Medicina,  Veterinária.. por serem de fora, o único site de referência pra serviços é a Solutudo…”

“A Solutudo me ajuda bastante nesse ponto de trazer clientes novos, trazer clientes de fora, que não conhecem, que não têm indicação e que casam aqui em Botucatu. Através da degustação que eu faço, acabo convencendo as pessoas, mas essa captação de clientes quem acaba fazendo é a Solutudo.”

Planos e conselhos

Depois de mais de 10 anos de história, a estratégia é de expansão!

Com o crescimento do negócio, a advogada e empreendedora Larissa finalmente terá a possibilidade de dedicar 100% da sua atividade profissional à Bem Casados e Cia.

“eu sempre tive um pé lá um pé cá, com o direito, nunca tive certeza absoluta, porque foi meio sem querer que a empresa entrou na minha vida” conta Larissa “E agora que eu já foquei e que é isso mesmo que eu gosto de fazer,  que é isso que eu quero, a minha intenção é aumentar os negócios” conta a empreendedora que aposta em investir mais a partir dos próximos anos “para poder crescer”.

E para outros empreendedores, Larissa deixa o conselho:

“A pessoa tem que se especializar… tem que fazer curso, tem que aprender a mexer com movimentação de caixa, movimentação financeira, tem que aprender a gerenciar melhor o negócio antes de começar, tem que se formalizar sim e tem que fazer alguma coisa que ela tenha paixão” aponta.

E justifica “é difícil para o empreendedor em geral, independente do tamanho que seja… então o mais importante é você ter paixão! Porque quando você tem paixão pelo que você faz, você consegue sobreviver daquilo, você consegue superar os desafios e você consegue crescer”.

Então é fundamental se qualificar, tanto no gerenciamento quanto no conhecimento do seu negócio e ter paixão no que faz, para seguir em frente!”.

Finalizando a entrevista, questionei Larissa se vale a pena a parceria com a Solutudo. A resposta veio logo de prontidão, com o bom humor e a firmeza do empreendedor que conhece bem seus investimentos: “Claro que vale! Por isso que eu invisto!”

Leave A Comment

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.

This Is A Custom Widget

This Sliding Bar can be switched on or off in theme options, and can take any widget you throw at it or even fill it with your custom HTML Code. Its perfect for grabbing the attention of your viewers. Choose between 1, 2, 3 or 4 columns, set the background color, widget divider color, activate transparency, a top border or fully disable it on desktop and mobile.